Vias, SP – 2017

A Favela do Moinho é uma região do centro de São Paulo e, desde 2006 vêm sendo disputada entre moradores da comunidade e governo, que tenta desapropriar o terreno ocupado para a construção de um parque, como parte de um dos polêmicos projetos de revitalização da região. No ano de 2011, após o incêndio de um prédio de seis andares que deixou dois moradores mortos e centenas de desabrigados e, cuja as causas nunca foram descobertas, o então prefeito Gilberto Kassab autorizou a desapropriação e implosão do mesmo. A implosão não foi bem sucedida, já que quatro dos seis andares da construção se mantiveram de pé e precisaram ser demolidos com a ajuda de escavadeiras e outras máquinas pesadas.
Este trabalho integra o projeto “Entorno / Em Torno”, que compreende pesquisas em regiões centrais de grandes cidades e se configura como uma investigação sobre o cotidiano dos centros urbanos, com o objetivo de tratar das peculiaridades desses espaços homogeneizados e dos efeitos que certos fenômenos sociais exercem sobre a configuração das metrópoles.

Trabalho desenvolvido durante diálogo com Leno Veras e Guilherme Altmayer para a exposição São Paulo Não é Uma Cidade – Invenções do Centro – Sesc 24 de Maio – 2017 / 2018

 

Sem Título, SP (série Vias) from João Paulo Racy on Vimeo.

VIAS from João Paulo Racy on Vimeo.