Azenha e? um tipo de mecanismo capaz de aproveitar a energia cine?tica da movimentac?a?o das a?guas para desempenhar diversos tipos de func?o?es, como moer gra?os; irrigar ou drenar grandes terrenos e ate? gerar eletricidade. Entre seus sino?nimos esta?o as palavras moinho e atafona, sendo este u?ltimo tambe?m o nome de uma regia?o do litoral norte do estado do Rio, que ate? recentemente abrigava a foz do rio Parai?ba do Sul.

Grac?as a? intervenc?a?o humana, o encontro entre o Rio e o oceano Atla?ntico na?o acontece mais em Atafona, pois cerca de 60% de suas a?guas sa?o represadas para abastecer cidades no Rio de Janeiro, Sa?o Paulo e Minas Gerais, fato que conjugado com a maior crise hi?drica enfrentada pela Bacia do Parai?ba, entre 2014 e 2019, diminuiu drasticamente o ni?vel do rio na regia?o, movendo a foz para a praia de Gargau?, na cidade de Sa?o Francisco de Itabapoana.

Outra caracteri?stica marcante de Atafona sa?o os efeitos que o processo de erosa?o costeira vem causando sobre a regia?o. Centenas de casas ja? foram cobertas pelo mar, desde a de?cada de 50, tornando a praia em uma espe?cie de si?tio arqueolo?gico parcialmente submerso. A ac?a?o do mar sobre a costa constro?i uma paisagem hi?brida repleta de rui?nas, que evidencia uma relac?a?o violenta entre natureza e arquitetura, e segue em acelerada transformac?a?o.

Os trabalhos apresentados nesta série sa?o desdobramentos de um projeto de longa durac?a?o, iniciado em 2019 durante um peri?odo de reside?ncia arti?stica na Casa Duna, espac?o independente de arte localizado em Atafona. Todas as imagens foram produzidas a partir de ca?meras analo?gicas, utilizando filmes diapositivos com prazos de validade vencidos. O processo de revelac?a?o dos filmes utilizados e? conhecido como E-6, e e? realizado de forma na?o automatizada, usando produtos qui?micos cada vez mais raros no mercado. Ale?m disso, devido a? baixa demanda, cada dia menos lugares oferecem esse servic?o, realizado de forma artesanal, o que ocasiona um alto prec?o e baixa produc?a?o. Alguns desses laborato?rios alertam que ira?o descontinua?-lo assim que seus estoques de qui?micos terminem. Outro procedimento operado no desenvolvimento do projeto e? a utilizac?a?o de filmes vencidos em diferentes e?pocas, trazendo mais uma camada de imprevisibilidade ao resultado.

Vista da exposição Azenha – Museu de Arte de Ribeirão Preto – 2020